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Com isenção de IPVA, conversão para GNV atrai com economia de até 40% no combustível

Carros com gás natural terão isenção de imposto; confira se a conversão é vantajosa para você.
Foto Divulgação

Desde que o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou no último dia 24 a isenção do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros leves e pesados com conversão para GNV (Gás Natural Veicular), muito se questionou sobre a rentabilidade do combustível. Segundo especialistas e usuários, modalidade pode gerar uma média econômica de 40% em relação ao valor da gasolina, especialmente para quem roda muito e ultrapassa os 100 quilômetros por dia.

Lemoel Junior é proprietário da Le-Gas Peças e Serviços, empresa autorizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar a conversão a Gás Natural em Campo Grande. Há 20 anos no setor, Lemoel explica que os equipamentos passaram por processos de modernização. Por isso, o GNV é 80% menos poluente do que o diesel e 60% menos do que a gasolina, além de promover benefícios no bolso do consumidor.

Apesar da baixa no valor da gasolina ter esfriado um pouco na procura, a decisão sobre o IPVA Zero aos carros movidos a GNV ajuda a movimentar o setor.

Quais são os benefícios?

Conforme o empresário, o principal motivo pelo qual os condutores desejam fazer a conversão é a economia porque o GNV ganha na autonomia.

Isso porque o gás natural tem 30% de autonomia a mais do que a gasolina e 55% a mais do que o álcool. Hoje, o gás está na média de R$ 4,29, mas valor é variável.

“A principal busca é pela economia porque um motorista de aplicativo, por exemplo, que gasta R$ 100 por dia de trabalho, passa a gastar R$ 50. No rendimento deles muda bastante”, ressalta.

 
 

Como exemplo, se um motorista de carro popular abastecer R$ 55 com GNV, ele consegue andar numa média de 200 quilômetros.

Quanto custa fazer a conversão para gás natural?

O custo da conversão para gás natural pode custar em torno de R$ 3.500 a R$ 6.000, enquanto a manutenção do cilindro – que deve ser feita a cada cinco anos – pode variar de R$ 1.300 a R$ 1.500.

Além disso, motoristas que optarem por essa modalidade devem fazer a revisão periódica e preventiva do veículo.

 
 

Vale ressaltar, ainda, que veículo ganha um kit no processo de conversão. Segundo Lemoel, dentre as peças novas estão a válvula de cilindro e a válvula de abastecimento.

-MDX