Mato Grosso do Sul

Três rios do Estado estão em alerta e em 2 cidades chove mais do que o esperado para março

Miranda e Coxim registraram na última semana acumulados acima da média histórica de março.
Foto Divulgação

Três rios de Mato Grosso do Sul estão em situação de alerta devido ao nível acima da cota, de acordo com o boletim do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), publicado nesta terça-feira (14).

O rio Aquidauana/Miranda possui como índice de alerta 600 cm e teve média de 667 cm nesta terça-feira (14). O Taquari registra 449 cm, o que representa 49 cm acima do ponto de referência, e o Rio Aporé marcou 154 cm nesta terça, enquanto a cota de referência de alerta é de 150 cm.

Sobre a chuva, as cidades de Miranda e Coxim registraram na última semana acumulados acima da média histórica de março.

 
 

Miranda recebeu mais que o dobro do acumulado previsto para todo mês, com 179,8 mm de chuvas nos últimos dias, enquanto a média histórica é de 83,9 mm, ou seja, 114.30% acima.

Além disso, Coxim tem como média histórica de março 108,4 mm e já registrou 164,4 mm de chuvas na última semana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Coxim, Gilberto Portela Lima, a cidade teve alagamentos em algumas residências e estragos pela cidade, mas “nada fora do normal".

 
 

“Choveu praticamente a semana toda, ontem e hoje foram as chuvas mais volumosas, mas o Rio Taquari está tranquilo, dentro da normalidade”, explica.

Já em Miranda, a defesa civil relata que contabiliza os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. Além disso, está intransitável a estrada para o refúgio ecológico Caiman, que abriga as ONGs Onçafari e Instituto Arara Azul.

“Choveu das 3 horas da manhã até agora de manhã, com muitos trovões, tivemos muitas ruas alagadas. A maioria das casas precisa de aterro para colocar nos quintais para evitar que a água entre”, relata o coordenador Amarildo Arguelho.
Além disso, quatro pessoas desalojadas do bairro Pantanal continuam abrigadas no espaço público cedido pela Prefeitura após as fortes chuvas da última semana, quando o Rio Miranda atingiu a marca de 7,38 metros.

 
 

“Agora o rio está 3,5 metros acima do normal, mas está baixando”, relata o coordenador da defesa civil.

Diversas secretarias e entidades estão em contato com a Defesa Civil para dar apoio a população em Miranda.

-MDX