Saúde

Estado está em nível extremamente alto de doenças respiratórias e Covid lidera infecções

O Estado vive uma "explosão" de novos casos, com aumento de 1.800% só em Campo Grande.
- Foto Divulgação

Mato Grosso do Sul vive uma "explosão" de casos de Covid e novo boletim do Infogripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostrou que o Estado é o único no país que aparece com nível "extremamente alto" de doenças respiratórias.

O documento divulgado nesta quinta-feira (12) mostra que parte de MS, que seriam as regiões do Pantanal e parte do Norte as mais afetadas por doenças respiratórias na primeira semana epidemiológica do ano avaliado pelo instituto.

No mapa é especificado os níveis da doença no Brasil e apenas Mato Grosso do Sul é classificado com indicador vermelho. As internações a nível nacional para a Covid também segue em alta, avaliou o boletim.

Conforme o Painel Mais Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a ocupação de leitos em MS está da seguinte forma: 62,69% dos leitos clínicos estão ocupados, desses 11,82% são por pessoas com Covid. Já os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 74,86% estão ocupados, 10,71% desse total são por pacientes em estado grave da Covid.

Conforme o boletim, a Covid segue prevalecendo entre os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em todo país. Por isso, o pesquisador Marcelo Gomes reforça a importância de manter a vacinação em dia.

“As vacinas aprovadas não só são seguras, como também reduzem significativamente o risco de internação. Tomar todas as doses recomendadas é a nossa melhor ferramenta”, pontuou o coordenador do InfoGripe.

 

MS chegou a 600.704 casos confirmados da doença e 10.961 de mortos. No total, são mais de 1,7 milhão de notificações da doença no Estado.

 

-MDX