Campo Grande

Capital conquista primeiro lugar em Ranking Nacional por serviços de cidades inteligentes

Nos últimos anos, a cidade passou a oferecer, conforme mostram os indicadores, 24 dos 26 serviços pesquisados neste ranking.
- Foto Divulgação

A oferta de serviços digitais pela Prefeitura Municipal garantiu a cidade de Campo Grande, o Prêmio de primeira colocada entre as capitais mais inteligentes do Brasil. O Prefeito Marquinhos Trad acompanhou o anúncio do Ranking dos Serviços de Cidades Inteligentes 2021, transmitido por meio de live no youtube, na tarde desta quinta-feira (25). A cidade ocupa também a segunda colocação no ranking geral.

A quantidade de serviços inteligentes cresceu em Campo Grande. Nos últimos anos, a cidade passou a oferecer, conforme mostram os indicadores, 24 dos 26 serviços pesquisados neste ranking.  Entre 2020 e 2021, a Prefeitura incluiu a oferta de novos serviços, que contribuíram para que a capital subisse no ranking.

O Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avalia, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão, utilizando os meios digitais, como Internet e celular. O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

“Construir uma cidade inteligente depende de uma série de fatores tais como, a confiança do gestor municipal na equipe, o alinhamento dos projetos e investimentos, comprometimento e competência técnica dos servidores, além do mais importante que é sempre ouvir a população”, disse o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Na infraestrutura, a Capital de Mato Grosso do Sul possui 73.181 lâmpadas de LED, instaladas e habilitadas à função de telegestão. Apenas nos dois últimos anos foram mais de 40 mil instaladas. Investimentos em segurança garantiram 64 câmeras de monitoramento na cidade.

Campo Grande se destacou ainda pelos serviços inteligentes prestados à população no quesito mobilidade urbana com o aplicativo Todos no Ônibus, que facilita através da tecnologia com acessibilidade a utilização do transporte público para cadeirantes e pessoas de baixa ou nenhuma visão.

A emissão de licenças, certidões, boletos de tributos e outros documentos através do Portal de Certidões e do sistema do Alvará Imediato também foram considerados para elevar a nota da capital, assim como também foi considerada a facilidade na emissão das guias do IPTU, com mais de 600 mil acessos só na página criada com esse objetivo.

Na Educação, o sistema de matrícula online ganhou notoriedade na premiação nacional, bem como a gestão publica oferece acesso remoto às tarefas e conteúdos educacionais na Rede Municipal de Ensino.

A possibilidade de a população solicitar serviços públicos de zeladoria pelo telefone, pela internet ou através de aplicativo elevou a avaliação da capital ao nível máximo.

Campo Grande se destaca também pela nota máxima em transparência segundo avaliação recente na Escala Brasil Transparente, da CGU. Através dos portais da transparência e transparência Covid-19, a população pode acompanhar as principais informações de interesse público de acordo com o previsto na Lei de Acesso à Informação.

-PMCG