Geral

Panificadora equipada com recursos do Governo do Estado é entreguue

O Chamamento Público é uma forma direta de possibilitar que organizações sociais, que prestam serviços na ponta.


A Associação Juliano Varela foi criada com o objetivo de promover programas para o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down

Com recursos oriundos do Chamamento Público 2020, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a Associação Juliano Varela, na Capital, entregou, na quinta-feira (28), sua panificadora montada na sede da instituição. Mais de R$ 74 mil reais foram destinados pelo Governo do Estado para o projeto que atende mais de 700 alunos.

“É sempre uma alegria participar de momentos de entrega como esse. Também é muito bom sabermos que os recursos públicos estão com destinação correta e chegando nas mais diversas esferas da sociedade. Acompanho o trabalho da associação e vejo o comprometimento de seus gestores, dos familiares e alunos para seu crescimento”, destacou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

A diretora da associação, Malu Fernandes, agradeceu ao Governo do Estado pelos recursos obtidos e ainda enfatizou o acompanhamento da Sedhast nas ações desenvolvidas pela instituição. Malu observou ainda o engajamento da sociedade com as ações da Juliano Varela e pontuou a autonomia das pessoas com deficiência, valorizada ainda mais com a criação da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (SubsPCD).

O Chamamento Público é uma forma direta de possibilitar que organizações sociais, que prestam serviços na ponta, sejam beneficiadas com recursos públicos financeiros. Lar de idosos, projetos que atendem crianças e adolescentes, comunidades terapêuticas, por exemplo, são diretamente beneficiadas com esses recursos públicos.

Além de insumos para panificação, a associação também adquiriu máquinas como amassadeira, armário de crescimento, balança digital, batedeira planetária, câmara climática, cilindro elétrico, divisora de massa, fatiadeira de pão, forno turbo, frezeer horizontal, liquidificador profissional, mesa profissional e modeladora de pão.

Na cerimônia de entrega da panificadora, os alunos serviram alimentos já produzidos por eles como pães, doces e salgados. Representantes de empresas privadas, doadores e voluntários também contribuíram na execução do projeto.

A Associação Juliano Varela foi criada com o objetivo de promover programas para o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down. Na instituição também é desenvolvido o Programa do Nascer ao Envelhecer, que atende o bebê desde o nascimento até a sua terceira idade com programas específicos para cada faixa etária. Crianças com autismo e microcefalia também são atendidas pela instituição.

O secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João Cezar Matogrosso, também participou do evento. “Hoje é um dia de muita alegria, estamos aqui para conhecer a cozinha inclusiva e conhecer o trailer, porque isso com toda certeza ajudará na formação ainda mais completa aqui na Juliano Varela. Não só na formação daqueles que estão dentro da cozinha produzindo, fazendo essas maravilhas como nos foi apresentado hoje, mas também a partir de agora no trailer fazendo a venda e participando de todo o processo. Parabéns a todos os envolvidos, nós do Governo do Estado nos colocamos à disposição para avançarmos ainda mais nas políticas públicas para as pessoas com deficiência”, disse.

O deputado estadual, João Henrique Catan (PL), que colaborou com emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil reais e a subsecretária da SubsPCD, Telma Nantes, também participaram do evento.

 

 

 

 

GovMS