A tradicional região das Moreninhas, que é o segundo maior bairro da Capital, vai receber sua primeira pista de skate moderna para receber os praticantes do esporte, que ganhou mais visibilidade após as Olimpíadas de Tóquio, quando trouxe duas medalhas para o Brasil. O Governo do Estado vai investir R$ 1 milhão para viabilizar a obra, que faz parte do programa “MS+Esporte”.
A pista será construída na Moreninha III, no terreno que já dispõe de uma praça e campo de futebol, entre as ruas Araticum e Baobá, em frente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro. Além de ser uma obra moderna e de qualidade técnica, o projeto foi discutido desde o início com os praticantes e a Associação de Skate de Mato Grosso do Sul (ASMS).
“Um grande diferencial desta obra será que o projeto foi discutido com quem pratica e entende do esporte, e assim pode ajudar para que a pista seja a melhor possível, com qualidade técnica e detalhes que fazem a diferença. Temos que elogiar o governo por este cuidado e iniciativa”, descreveu o presidente da ASMS, Reynardt Peralta.
Ele destacou que o projeto recebeu a consultoria do arquiteto Leonardo Neder, que projetou as pistas de skate do Parque das Nações Indígenas e a reforma da pista do Horto Florestal, além de outras no País. “Estamos agora fazemos a fase de adequação (projeto) para comportar o orçamento, para que em breve siga para licitação. Nossa expectativa é que a obra fique pronta até o primeiro semestre de 2022”.
Reynardt Peralta explicou que o terreno para construção da pista tem 2,6 mil metros quadrados, mas que ela deve ocupar metade ou dois terços deste tamanho. Outro diferencial do projeto é o fato da pista ser construída no bairro das Moreninhas, onde tem muito praticantes de skate.
“São muitas pessoas que praticam o esporte no bairro, desde os jovens até aqueles que há muito tempo são adeptos. O pessoal sempre se virava lá no bairro, andando nas ruas e em outros locais que era possível, agora terá uma pista própria”, ponderou Peralta.
Programa histórico
A pista de skate foi lançada pelo governador Reinaldo Azambuja na semana passada, em evento na Capital, sendo parte do programa “MS+Esporte”, que prevê o investimento de R$ 120 milhões em diferentes modalidades. São ações para servir desde a população, até atletas da base e de alto rendimento.
O diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Miranda, ressaltou que estes investimentos serão os maiores da história do Estado, nas diversas modalidades esportivas, para proporcionar mais qualidade de vida à população. “É um pacote histórico que vai impactar as futuras gerações, avançando ainda mais no atendimento dos 79 municípios”.
Para o governador Reinaldo Azambuja é uma oportunidade de “retomada esportiva” para o setor que foi muito prejudicado durante a pandemia. “O MS+Esporte vai atender todas os municípios em um plano de investimentos que contempla todas as modalidades no Estado., com arenas, pistas e obras para incentivar a população a prática desportiva”.
GovMS