Mato Grosso do Sul realizou, no início de julho, a vacinação em massa dos 13 municípios de fronteira
Mesmo não considerando os 13 municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul, que fazem parte de programa especial de imunização contra a Covid feito pelo Governo do Estado, as outras 66 cidades contam com bons números de vacinação, se considerada a proporção de doses enviadas.
De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, que não apresenta um ranking, mas mostra quantas doses foram aplicadas sobre as doses enviadas, a cidade que menos aplicou doses proporcionalmente ao que foi enviado foi Bandeirantes, que aplicou 78% das doses que recebeu, o que representa um total de 7.673 aplicações.
Apenas três municípios estão com a proporção de aplicação sobre doses enviadas na casa dos 80%, sendo eles Eldorado (83%), Dourados (89%) e Água Clara (88%).
A maioria esmagadora, 45 municípios, está na casa dos 90% de vacinação sobre doses enviadas, com vários deles acima dos 95%. Por fim, 18 cidades vacinaram 100% da população pelo menos com a 1ª dose ou dose única e avançam rumo à imunização completa.
Em números absolutos, Campo Grande é a cidade que mais vacinou até o momento, com 1,34 milhão de doses aplicadas, que representa cerca de 95% das doses que recebeu.
Já o município com menos doses, também em números absolutos, foi Figueirão, com aplicação de 3.712 doses, que dá 100% das doses que recebeu.
Municípios de fronteira
As cidades de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário vivem uma realidade não tão diferente, mas um pouco melhor.
Mato Grosso do Sul realizou, no início de julho, a vacinação em massa dos 13 municípios de fronteira, que fazem parte de pesquisa intitulada “Efetividade das diferentes vacinas para a COVID-19, baseada em dados secundários de sistemas de vacinação e vigilância”, que aplicou a vacina Janssen, de dose única.
Segundo o Vacinômetro, 11 dos 13 municípios aplicaram mais de 90% das doses que receberam, o que representa uma alta taxa de imunização, já que basta apenas uma aplicação. Outros dois municípios, Japorã e Antônio João, alcançaram a casa dos 100%.
GovMS