Saúde

Cai para 89% taxa de ocupação de UTIs para pacientes com covid em MS

Estado iniciou 2ª quinzena de maio com índice abaixo dos 90%, melhor número desde fevereiro.


No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%

Mato Grosso do Sul inicia a semana com taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade  de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes covid em 89%. A 2ª quinzena de maio começa com índices abaixo de 90%, o que não acontecia desde 28 de fevereiro. O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

No início de abril, a taxa para leitos críticos chegou a 107%, quando a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou que era o pior índice do país. A partir de maio, MS viu os indíces caírem abaixo de 90%.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação caiu para 83%. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) - referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 6 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 90% nesta segunda-feira. Três Lagoas registrou queda no domingo (16), mas a ocupação subiu para 97% nesta segunda. Corumbá chegou a marcar abaixo dos 80%, mas o índice subiu e está em 100% novamente. Por fim, Naviraí e Sidrolândia estão sem vagas em UTIs para pacientes graves com covid.

 

 

 

MM