Saúde

Nesta quarta-feira será aplicada segunda dose da vacina contra Covid-19 na Capital

Mudança foi anunciada na terça pela Sesau, que contabiliza mais de 160 mil doses aplicadas em Campo Grande.


A chamada repescagem terá data informada quando chegar nova remessa de imunizante

Nesta quarta-feira (6), Campo Grande abre o terceiro serviço de drive trhu para vacinação contra a covid-19, no Centro de Convenções Albano Franco, mas as equipoes  só vão aplicar a segunda dose. O público é específico: pessoas que foram imunizadas entre 10 a 17 de março, ou que estão com essa etapa da vacinação agendada para o período de 7 a 14 de abril.

A estimativa é imunizar 9 mil pessoas. Só no novo local, na Avenida Mato Grosso, a capacidade é para imunizar duas mil pessoas por dia. 

O espaço estava sendo preparado nesta terça-feira (5), com oito boxes para as pessoas pararem os carros e receber o antígeno.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) divulgou, o  atendimento será destinado apenas a pessoas imunizadas no período mencionado com a vacina CoronaVac (Sinovac-Butantan). Estão nessa lista trabalhadores da saúde, idosos e pessoas vacinadas com doses sobressalentes (autorização emergencial).

Ao divulgar a mudança, a Sesau reforçou que a vacinação será exclusiva para este público, “não havendo doses disponíveis para pessoas que eventualmente tenham perdido o dia estabelecido para se vacinar”.

A chamada repescagem terá data informada quando chegar nova remessa de imunizante.

O que foi feito – Conforme a Secretaria, das 40 mil doses enviadas na última carga mandada pelo Ministério da Saúde ao Município, na quinta-feira (1), 13 mil foram reservadas para a segunda dose.

As demais foram destinadas a vacinação de profissionais das forças de segurança de segurança e idosos das faixa-etárias até então contempladas. Hoje, estavam sendo atendidas pessoas com 62 anos.

O balanço mais recente, até esta terça-feira, mostra 135.81 pessoas vacinadas, 27.516 já com o calendário completo, com duas doses. São, então, 163.347 doses aplicadas, o que representa 15% da população de Campo Grande, conforme dados do “Vacinômetro”.

Para facilitar o atendimento, o paciente de realizar um cadastro de identificação prévia pelo site vacina.campogrande.ms.gov.br. 

Novo local - O Centro de Convenções Albano Franco  foi cedido para o Poder Público pela Fiems (Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Assim como no Parque Ayrton Senna e no Ginásio Guanadizão, também transformado em ponto de vacinação, o drive-thru Albano Franco vai funcionar diariamente, das 7h30 às 17h.

Campo Grande tem mais 50 pontos de imunização contra a covid-19, espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos.