A Editora UEMS lançou o livro infantil “A Família Colorê”, que conta a história de uma família colorida que é surpreendida com a chegada de um novo membro: uma menina azul. O texto é de Ronaldo Rodrigues Moises, professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul e técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, em Campo Grande.
Ronaldo conta que a história infantil tem um apelo subjetivo ao autismo, quando remete à cor azul da nova integrante da família. “A história é um pouco da minha história também, que tive uma filha que nasceu prematura, com alguns traços de autismo. O livro conta como é a chegada de um novo membro da família e ainda de cor diferente”, explica Ronaldo.
De origem nordestina, Ronaldo ainda levou ao livro, traços do Cordel, com a intenção de manter a leitura leve e atrativa para crianças e adultos. “O texto traz elementos da minha identidade, minha origem nordestina, que lembra o cordel. Não é exatamente um cordel, mas fiz questão de homenagear minha identidade, de minha família e de meus alunos nordestinos”, disse Ronaldo. As ilustrações de A Família Colorê são de Carmelina Rodrigues da Silva Moisés.
O livro está disponível em formato digital na página da Editora da UEMS. A intenção é que o livro ganhe um versão impressa, assim como uma descrição e audiodescrição para ampliar o acesso por todos os públicos.
GovMS