
Apesar de escrito no cartão de confirmação que os horários eram os oficiais de Brasília os estudantes se confundiram
Mais um ano o fuso horário gerou confusão e atraso na entrada do primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
e chegaram após os portões fechados.
Nos locais de prova, para evitar a aglomeração em razão da pandemia da covid-19, os portões foram abertos às 10h30 e o fechamento foi ao meio dia em ponto, no entanto minutos depois pelo menos três estudantes chegaram afoitos para a prova.
“Cheguei 12h10 e me disseram que o portão já tinha fechado. Um absurdo isso. O horário está errado, não é culpa nossa. Dou risada para não chorar.”, disse Gislaine Caroline Maciel dos Santos, 19 anos.
A confusão com os horários, se deu porque no cartão de confirmação da prova os horários de abertura e fechamento dos portões constam como 12h e 13h respectivamente.
“É uma falta de comunicação. No documento vem um horário e ai muda. Não foi transmitido em lugar nenhum, que vontade de invadir”, disse o estudante Isac Manassés, 19 anos.
“Não informaram nada. Está no papel que ia abrir 12h, a gente chega e tá fechado. Não divulgaram nada. Uma falta de respeito com a gente. Nos preparamos e está fechado, não teve divulgação”, declarou Maria Aparecida Barbosa, 46 anos, que veio de Taquarussu para fazer a prova.
No entanto, a informação que os candidatos deixaram passar está no alto da folha, onde diz: “Horário oficial de Brasília”, cidade que tem o fuso horário diferente de Mato Grosso do Sul.
Por pouco – Pouco antes do portão fechar uma candidata que subia tranquilamente pela Avenida Ceará apertou o passo quando quem estava na frente gritou: “Vai fechar”. Em seguida uma mãe precisou arremessar o documento do filho que já estava dentro do local de prova.
CGNews