Virando quase uma especialista amadora em pesca de jaú, a dentista Nicele Furtado de Freitas, de 37 anos, conquistou novamente a façanha de fisgar o gigante das águas doces em rio de Mato Grosso do Sul. Em outubro de 2019, Nicele pescou um peixe de 70 kg e desta vez, um jaú de 80 kg e quase 2 metros foi pescado por ela em fazenda de Alcinópolis, 316 km de Campo Grande.
Ao site MS Todo Dia, a dentista explicou que sempre usa a minhoca mineira, isca específica para pegar jaú. “Joguei o anzol e achei que estava enroscado, mas depois falei para eles que parecia que era peixe e eles deram risada”, conta.
Ela teve a ajuda de mais duas pessoas para conseguir puxar o peixe. “Foram cerca de vinte minutos da gente intercalando para puxar e conseguir capturar”, disse Nicele.
Depois do esforço, o grupo fez vários registros com o peixe para provar que não era ‘história de pescador’. O jaú de 1,73 e mais de 80 quilos. Como passou da medida permitida por lei estadual (decreto do Cota Zero), o jaú foi devolvido ao rio.