Economia I

Comércio do Paraguai reabre mas fronteira permanece fechada para entrada de brasileiros

Reabertura foi autorizada pelo governo em mais uma etapa de flexibilização batizada de Quarentena Inteligente


Foto: Reprodução

O comércio do Paraguai voltou a funcionar parcialmente nesta segunda-feira (25) após 55 dias fechado por conta da pandemia do novo coronavírus. A reabertura foi autorizada pelo governo em mais uma etapa de flexibilização batizada de "Quarentena Inteligente". Existem restrições para a reabertura, as praças de alimentação do shoppings, por exemplo, só podem servir comida se o cliente levar.

Apesar da medida, os brasileiros ainda poderão voltar a comprar no país vizinho, isso porque as fronteiras entre os dois países permanecem fechadas desde o dia 18 de março com barreiras sanitárias do Exército.

Os consumidores brasileiros são maioria nas duas principais cidades de fronteira entres países, Pedro Juan Caballero, com Mato Grosso do Sul e Cidade do Leste, com o Paraná. Mas mesmo se as fronteiras estivessem abertas, eles teriam dificuldade para voltar a comprar no Paraguai, devido a resistência dos grandes centros comerciais que não reabriram nesta segunda-feira. O dólar em alta não atrairia os consumidores, de acordo com os lojistas.

De acordo com último boletim epidemiológico, o Paraguai 862 casos confirmados de covid-19 e 307 recuperados. A doença provocou a morte de 11 pessoas no país.

Â