Mato Grosso do Sul

Veja que serviços já pararam em MS por pandemia de coronavírus

Suspensões temporárias são medidas para evitar propagação da infecção. Esta lista será atualizada conforme forem anunciadas novas suspensões.
- Foto Divulgação

As medidas para contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) incluem uma série de suspensão de atividades coletivas que ocasionem aglomerações e que exponham ao risco pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas – população mais vulnerável aos sintomas graves de Covid-19.

O jornal preparou uma lista com as atividades suspensas até o momento. Esta lista estará em frequente atualização. Vale lembrar que as infecções pelo novo coronavírus podem ser evitadas com ações simples de higiene, como lavar as mãos.

Escolas particulares

As escolas particulares ainda não têm um consenso sobre como agir diante do coronavírus. Algumas já suspenderam as aulas, enquanto outras mantém as atividades, com restrições. É o caso da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), que tem filiais em Campo Grande e no interior, e as aulas devem acontecer normalmente. A única mudança até o momento é que as atividades extracurriculares estão suspensas, como treinamentos, academia, ballet e natação.

Já o colégio Bionatus resolveu por suspender as aulas até o fim do mês. Conforme publicação nas redes sociais, os dias sem aula vão corresponder à antecipação da semana de recesso que seria em abril e da primeira semana de recesso prevista para julho.

O Colégio Harmonia, que tem quatro filiais em Campo Grande, suspende as aulas a partir de quarta-feira (18). As atividades devem retornar somente a partir do dia 30 de março.

Na Escola Paulo Freire, as aulas presenciais são facultativas desde esta terça-feira (17). Os alunos têm a opção de realizar os estudos em casa e os professores não devem passar conteúdos novos ou atividades avaliativas. As faltas serão abonadas.

A Escola Visconde de Cairu decidiu suspender suas aulas por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17). A Escola do Sesi optou por mudar a rotina dos alunos e informou que suspendeu somente as avaliações, provas e simulados. A mudança é que a partir desta terça, a presença na escola passa a ser facultativa até o dia 31 de março. Alunos podem optar por irem à escola ou permanecerem em suas casas.

O Colégio Dom Bosco ainda deve realizar uma reunião na manhã desta terça-feira (17) para discutir se as aulas devem ser suspensas.

Escolas públicas

Em Campo Grande, as escolas da rede municipal terão as aulas suspensas por 20 dias, contados a partir desta quarta-feira (18). Em Dourados e Corumbá, as aulas também foram suspensas na rede municipal de ensino. Em Dourados, as aulas não devem acontecer a partir desta quarta (18), por prazo indeterminado. Em Corumbá, as aulas ficam suspensas por 15 dias, contando a partir da quarta-feira (18).

Nas escolas estaduais, as aulas foram mantidas, conforme anunciou o governador Reinaldo Azambuja durante coletiva na segunda-feira (16). “As vezes, a paralisação total pode ser extremamente prejudicial. Nós vamos ter uma circulação maior de coronavírus, mas vamos organizar e normatizar novos decretos. Mas, no momento, o Estado entendeu que não é preciso suspender as aulas”, explicou Azambuja.

Universidades

As aulas presenciais foram suspensas nas principais universidades de Mato Grosso do Sul. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) suspendeu as aulas por um mês e os acadêmicos e pós-graduandos farão estudos dirigidos à distância. A universidade prepara tutoriais e cursos para auxiliar os professores na condução das disciplinas.

Na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), as aulas estão suspensas até o dia 15 de abril. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (17) e abrange as aulas e outras atividades curriculares presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento.

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também suspendeu as atividades presenciais por 30 dias. Os alunos deverão substituir as aulas por atividades remotas, com uso de ferramentas tecnológicas a distância.

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) também suspendeu aulas e atividades administrativas presenciais nos 10 campi no estado. A medida vale por 15 dias e o instituto discute formas de preservar o calendário letivo.

Na Uniderp e na Anhanguera, as aulas presenciais estão suspensas até o dia 23 de março e durante esse período, os conteúdos serão disponibilizados normalmente na plataforma virtual.

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) decidiu suspender as atividades até o dia 31 de março. As aulas devem acontecer no ambiente virtual, para que o calendário acadêmico seja cumprido. Atendimentos nas Clínicas-Escola e no Hospital Veterinário devem continuar.

A Unigran anunciou a suspensão de aulas presenciais em Campo Grande e Dourados a partir desta terça-feira (16). As aulas serão ministradas à distância, pelo Google Classroom. Os alunos de todos os cursos da Unigran devem acompanhar as aulas diariamente e realizar as atividades na plataforma.

Prefeituras

A Prefeitura de Campo Grande publicou um decreto sobre medidas de prevenção à transmissão do coronavírus. As medidas incluem mudanças na rotina dos servidores, principalmente na área da saúde. Todos os servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) terão as férias suspensas por 60 dias.

Os funcionários públicos municipais com mais de 60 anos deverão trabalhar em casa a partir desta terça (17) até o dia 5 de abril. As exceções são os servidores de segurança pública e do sistema público de saúde. Servidores municipais também terão viagens a trabalho suspensas.

A Prefeitura de Dourados decretou a suspensão de eventos públicos ou privados com reuniões coletivas, concentração ou aglomeração de pessoas. Aos servidores públicos municipais com idade superior a 60 anos, portadores de doenças respiratórias ou graves atestadas por laudos médicos, bem como gestantes, é facultativa a presença no trabalho. O titular de órgãos ou entidades municipais vai avaliar a quais servidores será recomendado o sistema de teletrabalho, desde que possa ser realizado de forma remota e não haja prejuízo ao serviço público.

Em Corumbá, a Prefeitura já confirmou o repasse extra de R$ 500 mil para a Santa Casa de Corumbá. O recurso deve ampliar a quantidade de leitos nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e aumentar o número de ventiladores mecânicos no hospital. Os servidores de Corumbá maiores de 60 anos também poderão trabalhar de casa.

Governo do Estado de MS

O Governo de MS determinou por meio de decreto a suspensão de treinamentos e capacitações que impliquem em aglomerações de pessoas, viagens e férias de servidores da saúde e do Corpo de Bombeiros por prazo indeterminado. Servidores que vierem de áreas com transmissão comunitária de Covid-19 ou de viagens internacionais devem manter quarentena e regime de teletrabalho,

Assembleia Legislativa

A Alems (Assembleia Legislativa de MS) limitou o acesso ao público em geral ao Plenário Deputado Júlio Maia, onde ocorrem as sessões legislativas. Apenas jornalistas, assessores, empregados e os parlamentares poderão frequentar o espaço, por tempo indeterminado. Eventos coletivos e audiências públicas seguem suspensas. As sessões seguirão sendo transmitidas pela internet. Servidores com mais de 60 anos ou com doenças crônicas poderão trabalhar de casa.

Câmara dos Vereadores de Campo Grande

A atividades parlamentar dos vereadores continua normalmente, porém, sem acesso da população à Plenária, somente em casos com autorização prévia da Secretaria Geral da casa. A carga horária foi reduzida para 4 horas diárias, com dois turnos. Das 12h às 13h, o local passará por assepsia de maçanetas, corrimãos, etc. Atividades como uso da tribuna, eventos públicos e audiências públicas estão suspensas. As sessões também serão transmitidas pela internet.

Tribunal de Justiça de MS

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu ou adiou cursos presenciais, capacitações e solenidades. Peticionamento de processos, feito por meio virtual, julgamentos e audiências estão mantidos até o momento, porém o acesso será limitado a advogados, defensores, membros do Ministério Público e pessoas com audiência marcada, além de servidores e magistrados. A Secretaria de Tecnologia da Informação deverá disponibilizar acesso remoto aos sistemas necessários para que servidores possam trabalhar de casa e

TCE-MS

O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) suspendeu temporariamente eventos, viagens, fiscalizações externas, cursos e acesso ao público externo às dependências do Tribunal (com exceção de advogados e frequentadores do restaurante). Servidores com doenças crônicas e acima de 60 anos estão impedidos de comparecer ao local. Portas e janelas também devem permanecer abertas durante o expediente.

 

-MDX