A Prefeitura de Campo Grande publicou um decreto nesta segunda-feira (2) que declara situação de emergência na cidade devido à epidemia de dengue. Em apenas dois meses, já foram registrados 5.863 casos de dengue e quatro mortes na Capital.
Â
Esta é uma epidemia consecutiva, considerando que Campo Grande também enfrentou uma epidemia da doença no inÃcio de 2019. O decreto aponta que fevereiro registrou um volume de chuva de 227,2 mm, sendo que o esperado para o mês era de 174 mm, ou seja, a chuva ultrapassou a média prevista em 30%.
A chuva favorece os criadouros do Aedes Aegypti e o municÃpio ainda afirma que houve um aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde, contratação de profissionais de saúde e necessidade de leitos hospitalares. Outro motivo para declarar a situação de emergência é o expressivo aumento do número de consultas nas unidades de pronto atendimento e outras unidades da rede.
Diante da situação, fica declarada a situação de emergência. O municÃpio autoriza a mobilização dos órgãos municipais, para atuarem sob a demanda da Sesau, nas ações de resposta ao desastre. A Prefeitura ainda fica livre de licitação em contratos de compra de bens necessários para atuar no combate à dengue, como prestação de serviços e obras relacionadas ao tema.
Â
-MDX