A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entregou nesta quarta-feira (6) ao governo do estado o projeto de revitalização do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. Segundo o secretário especial de governo, Carlos Alberto de Assis, a primeira meta é entregar parte da reforma a tempo da abertura do campeonato estadual de 2020.
“Na sequência, vamos transformar o Morenão em uma grande arena de shows. Queremos que aqui também tenha jogos do campeonato estadual, jogos da Seleção Brasileira e vários eventos”, explicou Assis. O estádio também deve ser ocupado com repartições públicas estaduais e escolas de samba sem sede própria, para manter a estrutura ativa durante todo o ano.
O custo do projeto será de R$ 4 milhões, com recursos saindo do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon). “Quem infringiu regras e sofreu sanções, vai subsidiar essa revitalização. Nada mais do que justo, já que o consumidor é usuário do estádio”, disse o titular da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), Marcelo Salomão.
Deve passar por reformas diversas estruturas do estádio, desde hidráulica, elétrica, arquitetura, mobilidade, banheiros, entre outros locais. O projeto levou quase dois meses e foi elaborado por 15 técnicos da UFMS. Até o fim de 2020, toda a revitalização deve estar concluída.
HISTÓRICO
O estádio Morenão ficou fora do campeonato estadual deste ano, após ser impedido de receber eventos esportivos desde 2014. Houve regularização em 2017. O Ministério Público do Estado (MPMS) não autorizou a liberação do Morenão para este ano, após não serem executados reparos, consertos e correções na estrutura.
O cronograma da revitalização foi definido após reuniões entre UFMS, governo do estado e MPMS. Caberá ainda ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar a acompanhar e verificar se todas as exigências serão atendidas.
-CE