As redes sociais fazem parte da vida moderna, isso é impossível discordar. E assim como nós, elas envelhecem e nascem com novas funcionalidades que levam ao usuário entretenimento e utilidade. A mais nova aposta do momento entre os jovens do mundo todo é o app chinês Tiktok, que com sua leveza e potencial cômico, se tornou uma fábrica de memes para o mundo. Ainda que não seja uma regra, o público predominante tem entre 16 e 24 anos.
De acordo com os dados obtidos pela Sensor Tower, o TikTok foi o app mais baixado durante o mês passado mundialmente, abocanhando o primeiro lugar de downloads na Play Store e na App Store. No Android, a plataforma ficou na frente do WhatsApp e Facebook Messenger, enquanto no iOS o serviço de vídeo superou o YouTube e o Instagram.
O TikTok foi baixado mais de 63 milhões de vezes durante o mês passado, número que representa um crescimento anual de 6% nas instalações. Segundo o Sensor Tower, o principal motivo para a expansão do aplicativo no mês foi a ampla adoção na Índia, que foi responsável por 44% dos downloads durante o período.
Como funciona?
A rede social, que pertence a empresa chinesa Bytedance Inc., hospeda vídeos de até 15 segundos: com ferramentas próprias de edição, a maior parte do conteúdo foca no humor e em paródias/redublagens de memes e músicas. Alguns ainda ousam e fazem tutoriais rápidos de temas diversos como culinária e decoração.
Essa característica está na origem do app. O TikTok comprou o Musical.ly em 2018 e angariou a audiência do software de dublagem de músicas. O movimento de mercado e características próprias da rede fizeram a Bytedance Inc. tornar-se uma importante startup do mundo, avaliada em US$ 75 bilhões – segundo dados do The Wall Street Journal.
O TikTok foi, no primeiro trimestre de 2019, o aplicativo mais baixado do mundo, atrás apenas do WhatsApp e do Facebook Messenger. Estimativas do The Wall Street Journal apontam que o programa foi baixado por 1,2 bilhão de pessoas no mundo todo.
Parte desse crescimento está ligado a uma agressiva estratégia de marketing. A empresa tornou-se uma das maiores anunciantes em seus principais concorrentes: Instagram e Facebook. Em movimento de ascensão nacionalmente.
Fábrica de memes
Muitos memes recentes que se tornaram virais em outras redes sociais, como Twitter e Instagram, por exemplo, nasceram através doTikTok. Alguns dos vídeos curtos publicados na rede social chegam a passar da faixa dos milhões em visualizações. A faixa “Old Town Road”, do rapper americano Lil Nas X, viralizoue se tornou uma das mais ouvidas graças ao Tik Tok.
Um dos casos é da usuária Brittany Brosky, que depois de um vídeo provando Kombucha, bebida feita a partir da fermentação do chá, se tornou um meme na internet com 7 milhões de curtidas em apenas um vídeo e já estava por todo o Twitter. Ou do jovem Harvey Bass que foi suspenso da escola por fazer um vídeo na instituição, mas alcançou 7.4 milhões de curtidas.
kombucha girl tastes drink doesn't like it then likes it
https://www.tiktok.com/@harveybass/video/6699753069669780742
Outro exemplo da força do Tiktok foi o recente “Evoluiu Challenge”, onde milhares de usuários começaram a compartilhar videos de transformação ao som do hit “Evoluiu”, de MC Kevin o Chris, com uma coreografia tornando o vídeo divertido com maquiagens sendo feitas ao som de funk. Assista:
Até famosos tem percebido o potencial da rede e entrado na onda de utilizar o app para alcançar o público mais jovem de forma rápida e interessante. Recentemente, a Anitta aproveitou a rede para promover seu novo álbum “Kisses” por meio de um desafio com a música “Onda Diferente”.
E assim segue! Cada dia um novo conteúdo, desafio ou meme é produzido por essa nova e divertida rede social! Você pode encontrar o app do Tik Tok de graça tanto na Google Play Store, quanto na Apple Store. É só baixar e cair na brincadeira!