Kazimerz Wojn, conhecido como “Padre Casemiro”, de 71 anos foi encontrado morto, vítima de um estrangulamento. O crime aconteceu dentro da casa paroquial da igreja Nossa Senhora da Saúde na Asa Norte, centro de Brasília, no sábado (21).
O padre foi morto numa emboscada armada por quatro homens. Foi encontrado com um arame farpado enrolado no pescoço, os pés e as mãos amarrados. Segundo o delegado Laercio Rossetto, responsável pelo caso, o crime teria acontecido na noite de sábado, após o fim da missa na igreja católica. O delegado acredita que os suspeitos estariam esperando pelo padre e roubaram diversos itens da igreja.
Laercio afirmou que o caso é enquadrado como latrocínio, e que ao analisarem as câmeras de segurança é possível ver que os ladrões esqueceram alguns objetos roubados no caminho. Os cofres da igreja foram arrombados.
Kazimerz nasceu na Polônia, mas veio para o Brasil e comandava a mesma igreja em Brasília há 20 anos, mas já acumulava mais de 46 anos de sacerdócio. Pessoas que frequentam a Paróquia Nossa Senhora da Saúde relataram que outros crimes já atingiram a igreja.
Em fevereiro, foram roubadas as caixas de som, somando um prejuízo de R$10 mil. Pouco tempo depois, na Páscoa, um sacrário foi furtado, a peça tinha valor estimado de R$20 mil.