Cinco alunos do quinto ano da Escola Municipal Sônia Teixeira Paiva de Itaporã, tem motivos de sobra para comemorar a conquista do Premio MPT na Escola 2019, “A ESCOLA NO COBATE AO TRABALHO INFANTIL”. Os alunos foram vencedores na categoria Curta Metragem abordando o tema Trabalho Infantil.
Duas escolas municipais de Itaporã, Professora Sônia Teixeira Paiva e Escola Municipal vereador Salvador Ferreira de Aguiar foram inscritas na etapa estadual do projeto resgate a infância – eixo educação do prêmio MPT na escola 2019.
O Prêmio MPT na escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas que participam do projeto em todo o território nacional. O Ministério Público do Trabalho elaborou um material pedagógico para ser trabalhado nas escolas, com tema: Trabalho Infantil e o Tema Aprendizagem Profissional de adolescentes, tendo como parâmetro a legislação nacional e internacional que tratam da matéria, em especial a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT, o Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitando-se, em qualquer trabalho inscrito, os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.
O Projeto MPT na Escola possui três etapas de participação, sendo a primeira Etapa Municipal, onde os alunos através do conteúdo trabalhado recebem as orientações dos professores e desenvolvem suas atividades dentro das modalidades escolhidas. Assim os trabalhos passam por uma comissão que selecionam os trabalhos municipais que concorrem na Etapa Estadual, e posteriormente os vencedores da Etapa Estadual concorrem na Etapa Nacional. A premiação estadual devera acontecer no inicio do mês de novembro.
Na Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva, os alunos do 5º ano A da professora Eliana de Alcântara Brasil, participaram com êxito da Etapa Estadual na modalidade Curta-Metragem, vídeo com tema: Pequeno Trabalhador, encenado pelos alunos: Rafaela Silva Souza, Vitor Leite Nonato, Heitor Bueno Rodrigues, Allan Maycon Mauricio Nogueira e Beatriz Mahl. A professora Eliane destacou que este trabalho propiciou aos alunos uma diferente experiência e fundamental para o desenvolvimento intelectual, promovendo maior autonomia e envolvimento dos mesmos durante a realização do projeto.
A Coordenadora Municipal do Projeto MPT na Escola, Cintia Karina Marcolongo Doreto, parabenizou os educadores envolvidos no projeto pela seriedade e comprometimento na abordagem do tema Trabalho infantil com os alunos e comunidade escolar, resultando nesta maravilhosa conquista do primeiro lugar demonstrando a aprendizagem adquirida. Na manha desta segunda feira 16 de Setembro, a Gerente de Educação Cristiane Teresinha da Silva acompanhado do prefeito Marcos Pacco ressaltou a importância do desenvolvimento do Projeto MPT na escola, destacando a oportunidade de aprendizagem para toda comunidade escolar. Parabenizou os alunos selecionados e todos os que participaram desse projeto.
Ao lado da gerente de educação, do diretor da escola Ademir Boni, da professora Eliana Brasil e da coordenadora municipal do projeto Cintia Marcolongo Doreto, o prefeito Marcos Pacco disse que fez questão de ir à escola para parabenizar os alunos pela conquista, que segundo ele é um premio que da muito orgulho para os pais, professores e acima de tudo elevando o nome da escola. “Vocês estão de parabéns, pois, estamos sempre enfrentados desafios e vocês deram um passo importante, sendo merecedores do prêmio, sobretudo, pela mensagem que passaram.” Enfatizou o prefeito Marcos Pacco, que também teceu elogios aos educadores envolvidos nesta ação.
Walter Ramos/Assecom