Mato Grosso do Sul se destaca no ranking de municÃpios com maior produção agropecuária do paÃs, por meio do avanço na área plantada. A produção de grãos elevou a posição do estado no PAM 2018 (Produção AgrÃcola Municipal) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica).
Segundo a analista técnica do Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Tamiris de Souza, Maracaju e Sidrolândia integram a lista dos 20 maiores produtores de soja do Brasil, pois além de terem grandes áreas de produção, os proprietários rurais são em sua maioria tecnificados e atingem produtividades elevadas. Ponta Porã também entrou para a lista em 2018, na 18ª posição, na frente de Lucas do Rio Verde/MT e Barreiras/BA.
“O estado possui uma boa condição para a boa produtividade de grãos. Os municÃpios de MS se destacaram, porque ao contrário dos outros estados, em 2018 a área plantada aumentou. Isso ocorreu porque existem solos e regimes hÃdricos adequados à s culturas e posição geográfica estratégica para o escoamento de sua produção, consolidando sua vocação ao agronegócio', explica.
Em 2018 o valor da produção agrÃcola no estado atingiu R$ 19,1 bilhões, segundo o IBGE. Um aumento de 24,9% em relação à 2017. Os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da região foram a soja com uma produção de 9,9 milhões de toneladas e o milho, que mesmo com problemas climáticos teve um bom preço de mercado com R$ 3,6 bilhões de reais.