Agentes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram na manha da ultima segunda feira (09) em Itaporã, realizando uma visita técnica para avaliar as atividades desenvolvidas pelo projeto e-VISITA Endemias, implantado na cidade com o objetivo de dinamizar o trabalho dos agentes do DECOE.
O novo sistema de registro de informações, o e-Visita, é um aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde instalado em dois mil smartphones que foram entregues aos agentes de endemias em cada cidade. Com o aplicativo, o registro de informações das visitas aos imóveis fica mais dinâmico, sendo enviado online para a Sala Estadual de Situação, onde são desenvolvidas as estratégias de combate ao Aedes aegypt.
Em Itaporã os técnicos fizeram um relatório apontando a situação encontrada, destacando a excelência no trabalho, com recomendações de pequenos ajustes que não comprometeram a qualidade do sistema de informação. Os técnicos parabenizaram o prefeito Marcos Pacco, o gerente de saúde Dogmar Petek e o coordenador de endemia Gilberto Linhares por utilizar o sistema com a devida qualidade estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde.
Vale lembrar que com esta ferramenta cria-se a possibilidade de antecipar e montar estratégias para reduzir os focos do Aedes Aegypti nas ações realizadas durante o ano.
O Gerente Dogmar Petek e a coordenadora de atenção básica de saúde do municÃpio Fabiana Vicente de Paula, enfatizaram que Itaporã está avançando no campo da informação e estratégia, uma vez, que conta com uma excelente equipe de trabalho e este sistema veio implementar para melhor o trabalho realizado em Itaporã. Em julho de 2018, os agentes de endemias receberam 12 celulares Samsung J5 equipado com o aplicativo E-visita, e no terceiro ano de uso serão trocados por aparelhos mais modernos que comtemplam as necessidades que o sistema exige.
Walter Ramos/Assecom