Política

Crescente número de mortes por suicídio preocupa deputados estaduais

Se você precisa de ajuda entre em contato com o CVV, que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, também por chat e email


Herculano Borges e Professor Rinaldo apontaram a necessidade de prevenção e tratamento da depressão. (Foto: Luciana Nassar / AL MS)

Mato Grosso do Sul está em terceiro lugar no ranking dos estados com maior índice de suicídio no país, atrás de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A informação foi repassada pelo deputado Herculano Borges (Solidariedade), que discursou no grande expediente durante sessão desta quinta-feira (29), para convidar a todos para audiência pública do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.

O evento está agendado para o dia 2 de setembro, a partir das 8h, no Plenário Júlio Maia com previsão de presença de especialistas ligados às religiões, entidades da sociedade civil e Governo do Estado, que trabalham com a prevenção do suicídio e tratamento da depressão. A audiência proposta por Herculano Borges faz parte de um conjunto de ações nacionais – saiba mais clicando  AQUI - e será aberta ao público e à imprensa. A Casa de Leis fica no Bloco 9, do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

“A depressão está muito associada a esse número crescente. Segundo a Organização Mundial da Saúde em média 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano. No Brasil são 40 a 50 suicídios por dia e o índice tem crescido entre jovens de cinco a 19 anos. Muito preocupante. Os idosos também, que ficam depressivos, lidam com o abandono, é preciso prevenir. Por isso convido a todos para essa audiência, para tirarmos frentes de trabalho para mais ações de prevenção, por exemplo, auxiliando os familiares de quem se foi', explicou Herculano Borges.

O deputado Professor Rinaldo (PSDB) concordou. “Suicídio ainda é um tema tabu em nossa sociedade, muitas vezes não é noticiado. Um estender de mão pode ser um grande gesto às pessoas que estão se sentindo mal. Depressão tem que ser tratada. A cada R$ 1 gasto com prevenção em saúde, é comprovado que se economiza muito mais com tratamento', ressaltou.

Se você precisa de ajuda entre em contato com o CVV, que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, também por chat e email.