O Palmeiras goleou o Godoy Cruz por 4 a 0 nesta terça-feira, no Allianz Parque, espantou o princípio de crise e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O resultado, conquistado graças a um bom desempenho no segundo tempo, encerrou o jejum de cinco jogos sem vitórias do time alviverde e acalmou seus torcedores.
Na próxima fase, a equipe de Felipão enfrentará o vencedor do confronto entre Grêmio e Libertad. O time gaúcho bateu o adversário no jogo de ida por 2 a 0. A volta acontece na quinta-feira. Antes disso, o Palmeiras tentará reagir no Campeonato Brasileiro. Depois de perder a liderança para o Santos no final de semana, o clube alviverde buscará retomar a ponta no clássico com o Corinthians, domingo, na arena em Itaquera.
O time chega embalado graças aos gols de Raphael Veiga, Borja, Scarpa e Dudu. Depois de um primeiro tempo ruim, o Palmeiras voltou ligado na etapa final, contou com a ajuda polêmica do VAR para abrir o placar de pênalti e depois ampliou a vantagem sem muito esforço.
Felipão repetiu o time do jogo de ida, que terminou empatado por 2 a 2, mas mudou o posicionamento dos jogadores ofensivos. Raphael Veiga começou aberto pela esquerda, Willian pela direita, Dudu centralizado e Borja como centroavante. O time era muito superior ao adversário, mas tinha dificuldades para concluir a gol.
Com 20 minutos, Dudu trocou de posição com Veiga. A partida, no entanto, seguia truncada no meio de campo. O Godoy Cruz não passava da intermediária. O Palmeiras ia um pouco mais longe, mas pecava no último passe. A dificuldade em chegar ao gol adversário, aos poucos, passou a deixar o time anfitrião nervoso e sua torcida, impaciente. Os visitantes aproveitaram para assustar em chute de falta de Andrade, que Weverton defendeu no meio do gol.
Empurrado pelos torcedores, o Palmeiras começou a etapa final mais ligado e teve a primeira boa chance de abrir o placar logo aos três minutos em cabeceio de Gómez, que Mehring defendeu no susto. Na sequência, Borja tentou tomar a frente do zagueiro dentro da área e a bola tocou na mão de Varela. O árbitro mandou o jogo seguir, mas depois foi acionado pelo VAR e assinalou um pênalti duvidoso. Raphael Veiga cobrou no canto direito do goleiro e fez: 1 a 0 para alívio do torcedor alviverde.
O Palmeira se soltou depois de abrir o marcador. Hyoran e Scarpa, que entraram em campo, obrigaram Mehring a fazer boa defesa antes que o segundo gol saísse. Aos 28, o goleiro do Godoy Cruz se atrapalhou para afastar e Borja aproveitou para ampliar.
Scarpa entrou muito bem na partida e acertou a trave em chute de fora da área. Pouco aproveitou cruzamento de Dudu e mandou para as redes. O Godoy Cruz ainda terminou o jogo com um a menos após expulsão de Manzur por entrada em Dudu. O atacante respondeu com gol ao invadir a área e mandar uma bomba para as redes.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 4 X 0 GODOY CRUZ
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Raphael Veiga (Scarpa); Dudu, Willian (Hyoran) e Borja (Deyverson). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
GODOY CRUZ: Mehring; Arena (Prieto), Varela, Cardona e Breitenbruch; Andrada, Gutiérrez e Bullaude; Merentiel, Santiago García e Brunetta (Manzur). Técnico: Lucas Bernardi.
GOLS: Raphael Veiga, aos 12, Borja, aos 28, Scarpa, aos 38, e Dudu, aos 48 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO: Esteban Ostojich (Uruguai).
CARTÕES AMARELOS: Cardona e Varela; Bruno Henrique e Raphael Veiga.
CARTÃO VERMELHO: Manzur
PÚBLICO: 35.666 torcedores.
RENDA: R$ 2.515.490,05
LOCAL: Allianz Parque, em São Paulo.