O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) Estadual divulgou o ranking com as empresas que mais receberam reclamações do consumidor no primeiro semestre deste ano. As duas primeiras colocadas são as concessionárias Energisa e Águas Guariroba, com 1.483 e 789 denúncias, respectivamente.
A lista ainda inclui empresas como a Telefônica do Brasil, responsável pela Vivo e GVT (469, Claro (463), Banco Bradesco (391), Tim Celular (321), Casas Bahia (302), Caixa Econômica Federal (263), Sky (230) e Banco Bradescard (222).
O Procon também divulgou o ranking de empresas com mais reclamações dividido por setores, como de agência de viagens, bancos, e-commerces, concessionárias, indústrias, transporte aéreo, entre outras. O superintendente do Procon, Marcelo Salomão, destaca que o órgão cumpre a sua função de proteger as relações de consumo.
“Esta é uma das razões para o Procon Estadual estar sempre atento às demandas do consumidor. Existem empresas que se dão ao direito de prestar serviços sem qualidade, entendendo que estarão imunes aos rigores da Lei”, disse.
Também foi divulgado balanço das fiscalizações realizadas na Capital e interior do Estado. No Primeiro semestre deste ano foram realizadas 715 operações, contra 654 realizadas no mesmo período em 2018, aumento de 9,33%. Supermercados, bancos, farmácias e postos de combustível foram os principais alvos das inspeções. Somando com as ações realizadas nos outros anos, dá um total de 2.808, sendo 886 em 2017 e 1.207 em 2018.