Um quarto dos professores de MS leciona sem formação especÃfica para disciplinas. (Foto: Arquivo)
Em 2018, 24% dos professores de Mato Grosso do Sul não tinham formação compatÃvel com “quaisquer' das disciplinas que ensinavam para os últimos anos do ensino fundamental. O dado foi levantado pelo movimento 'Todos pela Educação', que divulgou esta semana o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2019.
Além disso, para as classes do ensino médio, essa proporção alcança 23,7% dos professores. O Anuário Brasileiro de Educação Básica é um panorama geral da educação no Brasil, abrange diversas modalidades e tem como “bússola' as 20 metas do PNE 2014-2024 (Plano Nacional de Educação) do Ministério da Educação.
Em todo o Brasil, segundo a pesquisa, 37,8% dos docentes não possuÃam titulação compatÃvel com as disciplinas que lecionavam nos anos finais do fundamental, em 2018. O mesmo ocorreu com 29,2% dos educadores do Ensino Médio.
O PNE estabelece que “em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os MunicÃpios', todos os professores e professoras da educação básica possuam “formação especÃfica de nÃvel superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam'.
Formação – O Anuário também mostrou que em Mato Grosso do Sul, dos professores que estão na sala de aula responsáveis pelo ensino básico em Mato Grosso do Sul, 7% concluÃram apenas o ensino médio. Além disso, há, no Estado, docentes que estudaram apenas até o nono ano, 0,1% dos profissionais.
Em 2018, aponta o relatório, 2,1% ensinavam tendo cursado apenas ensino médio e magistério. Os outros 90,8% possuÃam formação superior, 87,4% em cursos de licenciatura e 3,4% sem licenciatura.