No próximo dia 13 de junho, quinta-feira, o Distrito de Culturama celebra 54 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou um calendário de comemorações especiais com desfile cÃvico, missa, culto e festa do laço comprido.
As festividades terão inÃcio no domingo (09), com o Desfile CÃvico, a partir das 9h, na Avenida 13 de Junho, na área central, com a participação de estudantes da Escola Municipal O Pioneiro e a Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva e de entidades.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
09/06/19 – (Domingo às 09h) -
Desfile CÃvico
Apresentação da Banda Municipal
Tempo de Luz
Apresentação de Quadrilhas Juninas
Local: Av. 13 de Junho
10/06/19 – (Segunda-Feira às 19h)
 Missa
 Apresentação do Coral de Luzes
 Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida
11/06/19 – (Terça-Feira às 19h)
 Culto na Igreja Adventista do 7º Dia
 Apresentação do Quarteto Solluz
 Apresentação do Coral de Luzes
Local: Rua Pioneiro, 1097
14/06,15/06 e 16/06/19 - (Sexta, Sábado e Domingo)
Festa de Laço
Local: Clube de Laço
Realização Clube de LaçoÂ
InÃcio do Distrito de Culturama. Conheça parte da história
A história de Culturama começou a partir da fundação do municÃpio de Fátima do Sul, que surgiu à margem direita do rio Dourado, a partir do Decreto-Lei de 1943, por meio de um programa de reforma agrária, que instituÃa um sistema de colonização denominado Colônia AgrÃcola Nacional de Dourados (CAND), durante o governo do Presidente da Republica Getúlio Vargas, que em 1953 ofereceu aos pequenos lavradores um pedaço de terra para que produzissem e extraÃssem o sustento de suas famÃlias, em busca de uma vida melhor.
A história de Culturama iniciou-se na década de 60, a partir da iniciativa de alguns moradores dos arredores como o Sr. Adelino Pires de Andrade juntamente, com mais treze famÃlias iniciaram um vilarejo. Mais tarde, na mesma década, os irmãos Matos, venderam suas propriedades localizadas no Guaçu, municÃpio de Dourados e se mudaram para a zona rural de Culturama, trazendo suas esposas e seus filhos.
Em 1965 ocorreu à primeira reunião em prol da fundação de Culturama, quando alguns dos moradores convenceram por meio de muita luta, os proprietários de terras à cederem as frentes de suas glebas para serem cortadas em lotes. Até então nem nome a vila possuÃa, era apenas chamada de 7ª linha.
Em 13 de junho de 1965, ocorreu a primeira reunião em prol da fundação do distrito. Essa reunião foi feita em uma equipe de 14 pessoas, sendo essa a principal a razão para avenida ser chamada de 13 de junho. Dentre esses 14 moradores que participaram dessa reunião, a maioria era de origem nordestina, alguns deles vieram dos Estados: da Bahia, do PiauÃ, de Alagoas, do Ceará, e alguns vieram também do Estado de São Paulo. [ NOBRES, Floripes Almeida e RIBEIRO, Nathália Faria da Silva].