PrincÃpio de motim na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco mobilizou equipes da PM (PolÃcia Militar) no final da tarde desta sexta-feira (31), que conteve os adolescentes.
Conforme as informações obtidas pelo Jornal Midiamax, os internos quebraram o cadeado do alojamento onde teria iniciado o motim e tomaram conta do Pavilhão A da unidade. A PM foi acionada e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) também está no local. No momento está sendo feito uma revista nos alojamentos em busca de ilÃcitos como armas artesanais ou entorpecentes.
Uma mãe de adolescentes acredita que a rebelião aconteceu após sete agentes da Unei Dom Bosco serem afastados para averiguação de denúncias de agressão e maus-tratos a adolescentes.
A decisão é do último dia 10, mas a Superintendência de Assistência Socioeducativa do governo do Estado foi notificada na última quinta-feira (23), quando cumpriu a determinação judicial.
A denúncia no MPMS apura supostas agressões a um adolescente que teria tentado fugir com outros três da unidade em setembro do ano passado. Desde então, ele seria agredido pelos agentes. Nos relatos, constam agressões fÃsicas como tapas, uso de spray de pimenta e até mesmo imobilização com algemas nas mãos e pés. Os laudos apontam lesão corporal leve.
Servidores contam que em um plantão normal, onde deveriam tem aproximadamente 12 agentes, atualmente quatro ou cinco servidores estão à frente do serviço. *Matéria editada às 19h33 e às 20h40 para acréscimo de informações.