À convite do Exército, senadores vieram ao Estado para participarem da visita à Fronteira Oeste. Ontem, a comitiva permaneceu na sede do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande. Nesta sexta-feira (24), o grupo seguiu para Dourados e Ponta Porã, para conhecer o trabalho realizado pelo Programa Guarani e, também, pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
Na palestra de recepção, do comandante, general Lourival Carvalho Silva, o senador Nelson Trad Filho (PSD) anunciou sobre a possível liberação de recursos federais para ampliação do projeto de um Parque Temático em Ponta Porã. Desde 2011, o projeto foi elaborado e ainda não foi concluído, porque não houve liberação de recursos federais. “É o primeiro do Centro-Oeste brasileiro com espaço de interação da ciência e tecnologia e oferece um ambiente favorável para a inovação visando geração de trabalho, emprego e desenvolvimento socioeconômico”, comentou o senador.
Na semana passada, Nelson Trad recebeu da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste) o comunicado de que a solicitação de R$ 1,9 milhão para a construção do parque foi empenhada. “Agora a proposta foi encaminhada para Caixa Econômica Federal para análise e aprovação do plano de trabalho”, explicou.
Ponta Porã
A comitiva parlamentar tem previsão de desembarcar nesta tarde, no aeroporto de Ponta Porã. Em seguida, o grupo vai seguir para 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada Militar, onde haverá uma reunião fechada entre os senadores, deputados, militares e autoridades locais.