O percurso completo da 27ª edição do Rally dos Sertões foi anunciado pela organização do evento na noite de terça-feira (14), no Jockey Clube de São Paulo (SP). Após a largada inédita em Campo Grande, anunciada ainda em 2018, o trajeto da principal competição off-road do País vai explorar o norte de Mato Grosso do Sul.
Os carros, motos, UTVs e quadriciclos partem da Capital no dia 25 de agosto com Costa Rica como destino. A primeira etapa terá deslocamento total de 487 quilômetros e, segundo a organização, “terá piso que os competidores conseguirão desenvolver velocidade média alta”.
Ainda de acordo com os responsáveis pela prova, a competição começa “seguindo um trilho de trem, trecho bem estreito, que exigirá atenção para não escorregar”.
Os pilotos dormem em Costa Rica, de onde saem em direção a Barra do Garças, na região sul de Mato Grosso, no dia 26. Em um percurso total de 639 quilômetros, os participantes do Rally encontrarão “trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas, nas quais será possível alcançar uma velocidade de 180 km/h”.
A chegada será em Aquiraz (CE), prevista para o dia 1º de setembro. A competição terá 4.744 quilômetros no total, com 2.832 de especiais (trechos cronometrados), divididos em oito etapas - uma a mais que no ano passado.
Em 2019, o Rally dos Sertões percorrerá seis estados, com especiais longas, passagem pelo Jalapão, no Tocantins, e alto nível técnico.
A competição off-road inclui Mato Grosso do Sul no roteiro pela terceira vez na história. Em 2015, Três Lagoas foi ponto de parada e partida para duas fases. Dois anos mais tarde, a prova passou por Coxim, Aquidauana e terminou em Bonito.
Confira o roteiro completo da edição 2019 do Rally dos Sertões:
24/8 - Sábado
Campo Grande
Manhã - Prólogo em circuito fechado de 1,5 km
18h - Super Prime - oito mais rápidos em formato mata-mata
25/8 - Domingo
1ª etapa - Campo Grande a Costa Rica
Deslocamento inicial - 20 km
Especial (Cronometrado) - 415 km
Deslocamento final - 52 km
Total do dia - 487 km
26/8 - Segunda-feira
2ª etapa - Costa Rica a Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial - 95 km
Especial (Cronometrado) - 530 km
Deslocamento final - 14 km
Total do dia - 639 km
27/8 - Terça-feira
3ª etapa - Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO)
Deslocamento inicial - 107 km
Especial (Cronometrado) - 420 km
Deslocamento final - 200 km
Total do dia - 727 km
*Com informações da Assessoria de Imprensa