O estoque de vacina contra a gripe acabou em todas unidades de saúde de Três Lagoas, municÃpio que já contabiliza quatro mortes pela doença neste ano. A previsão é de que nova remessa das doses chegue na cidade na próxima quinta-feira (15) e passe a ser distribuÃda à população no dia seguinte.
De acordo com informações do site JP News, a prefeitura informou que as vacinas acabaram na manhã de quarta-feira (8), tanto nas unidades que atendem os pacientes, quanto no centro de distribuição do municÃpio.
Apesar da falta, Três Lagoas ainda não atingiu a meta de imunização que é vacinar pelo menos 30.742 moradores até o fim da campanha. Até o momento, mais de 75% do público alvo está imunizado.
A secretaria municipal de saúde informou que neste ano, 39 casos foram notificados na cidade. Destes, 21 foram confirmados e 13 acusaram resultado negativo. O restante aguarda resultado.
Vacina - Em Três Lagoas, a campanha de vacinação contra a gripe será feita até dia 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde ( UBS ), Unidades de Estratégia de Saúde da FamÃlia ( ESF ), Unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde ( EACS ) e na sala de vacinas do Centro de Especialidades Médicas (CEM), de segunda-feira a sexta-feira.
Em Campo Grande a vacina está disponÃvel nas 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da famÃlia (UBSF), de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vÃrus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.