Sicredi - instituição financeira cooperativa - proporciona um modelo diferenciado para os associados, que preza pela transparência na gestão e o relacionamento. E um destes diferenciais cooperativistas é a distribuição do resultado produzido a cada ano com os seus associados. Em 2018, o Sicredi que possui cerca de 190 mil associados no Mato Grosso do Sul obteve R$ 208 milhões, correspondente ao saldo positivo originado nas operações financeiras realizadas por todos os associados durante o ano. Isso representa um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em abril, o Sicredi creditou na conta dos associados o valor referente a divisão do resultado, proporcional ao volume de suas operações realizadas do exercício de 2018. Esta decisão ocorreu de acordo com a deliberação dos próprios associados durante o ciclo de Assembleias de Núcleos e foi ratificada na Assembleia Geral Ordinária de cada cooperativa.
“A cooperativa de crédito é um tipo de sociedade de pessoas, que disponibiliza produtos bancarizados e se diferencia pela forma de administração. Nessa forma de organização, que está crescendo e expandindo, as pessoas podem administrar seus recursos financeiros, fazer transações com a cooperativa, ao invés de fazer com um banco convencional”, explica Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central.
Outro diferencial é que o seu resultado volta à comunidade onde atua. Cada associado, que é o dono do negócio, recebe proporcionalmente ao que movimenta financeiramente na cooperativa. Desta forma, a comunidade usufrui do bom desempenho dessas instituições.