Geral

Bolsas de estudo são ofertadas pelo governo japonês

Inscrições poderão ser feitas até junho


Bolsas de estudo estão sendo ofertadas pelo governo japonês por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT). As inscrições começaram nesta quarta-feira (2). Moradores do Distrito Federal, Goiás e Tocantins podem se inscrever na Embaixada do Japão. Já os candidatos de outros estados devem entrar em contato com o consulado japonês da sua região.

As inscrições para os programas de pós-graduação estão abertas de hoje (2) até o dia 29 de maio. Para essa modalidade é exigido o ensino superior completo e idade máxima de 34 anos em abril 2020. Quem estiver interessado apenas na graduação, deve ficar atento. O prazo para concorrer a uma bolsa nessa modalidade é de 3 a 28 de junho. Para se candidatar, é necessário ensino médio completo e ter 24 anos de idade em abril de 2020.

Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro para pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. As bolsas de estudo contemplam os cursos de graduação, profissionalizantes, técnicos e pós-graduação. Além disso, há bolsas de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa. Para conquistar o benefício, os candidatos serão avaliados nos seus conhecimentos de língua japonesa, além de passarem por uma entrevista.

 

Bolsas de estudo no Brasil também são alternativa

 

Interessados em cursar uma graduação ou pós-graduação com bolsas de estudo sem sair do país podem contar com o apoio do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente no site. Os descontos chegam até 70% nas modalidades de graduação e pós. O programa contempla também desconto de 50% para a Educação Básica.