O Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio foi instituído em Mato Grosso do Sul na última semana, com objetivo de desenvolver novas estratégias de enfrentamento ao suicídio e deve monitorar ações desenvolvidas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Mato Grosso do Sul é o 3º estado com maiores taxas de mortes por suicídio desde 2015.
De acordo com a gerente da Rede Psicossocial da SES, Michelle Scarpin, o Comitê busca o fortalecimento de ações e busca parceria entre instituições. “Tem como atribuição acompanhar e monitorar as ações desenvolvidas pela Secretaria para prevenção do suicídio. A ideia é que a partir do comitê possamos avaliar ações e criar novas estratégias de enfrentamento com apoio de outros órgãos”.
Michelle destaca que o Comitê é formado por um grupo de pessoas, com reuniões bimestrais para discutir ações de prevenção ao suicídio em 15 municípios. “Vamos estimular as regiões de saúde na criação de grupos de trabalho, fortalecendo os debates referentes a temática e melhorando o acolhimento e atendimento, conforme a especificidade local”.
Considerado o 3° Estado com maior número de mortes por suicídio, o Estado foi escolhido pelo Ministério da Saúde para a implementação do Comitê. A ação será realizada até o final do ano de 2019.
Segundo Michele, antes de instituir o Comitê, cada unidade federativa precisou desenvolver o “Projeto de Prevenção do Suicídio para Ações de Prevenção, Vigilância e Gestão do Cuidado”. Após a aprovação do projeto, foi instituído o Comitê.
Confira abaixo as regiões de atuação do Comitê:
Aral Moreira
Antônio João
Amambaí
Aquidauana
Campo Grande
Caarapó
Coronel Sapucaia
Dourados
Laguna Carapã
Paranhos
Paranaíba
Ponta Porã
Sete Quedas
Tacuru
Três Lagoas