Campo Grande

Adriano Martins e Célia Frota solicitam implantação de ciclovia e ciclofaixa na extensão da Rua Paulo Yutaka Miyasaki na região da COHAB

Com um intenso fluxo de veículos, a implantação de ciclovia e ciclofaixa, seria de grande importância ao transito, melhorando o tráfego de veículos automotives


Adriano Martins implantação de ciclovia e ciclofaixa em toda extensão da Rua Paulo Yutaka Miyasaki na região da COHAB

Os vereadores Adriano Martins(PDT) e Célia Frota(DEM), obtiveram aprovação na indicação apresentada no plenário da última sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaporã, onde solicitava ao prefeito municipal, implantação de uma Ciclovia e/ou Ciclofaixa em toda extensão da Rua Paulo Yutaka Miyasaki, dando acesso aos Bairros do grande COHAB, neste município.

Em sua justificativa, Martins explicou que foi procurado por diversos munícipes cobrando providências no sentido de proceder á construção de ciclovia, um espaço destinado especificamente para a circulação de pedestres e ciclista, aumentando a segurança do ciclista no meio urbano.

A implantação de ciclovia nas localidade acimas mencionadas em muito contribuirá na redução da velocidade dos veículos, proporcionando maior segurança aos moradores da grande Cohan”, explicou Célia frota, frisando a importância de proporcionar maior segurança para o tráfego nos locais mencionados.

Contando com sete comunidades, a região denominada de “grande COHAB” é constituída pelos bairros Santa Maria, Santa Terra, Vila União, COHAB, Jardim Bromélia, Nova Aliança e Antônio Rodeline, possuindo juntas mais de 4 mil moradores, onde nota-se ali um grande trânsito de ciclistas e pedestres, principalmente ao longo da Rua Paulo Yutaka Miyasaki.

 Por ser densamente povoado, nestas comunidades também transitam diariamente centenas de veículos automotores, como motocicletas, motonetas, automóveis, camionetes, caminhões, dentre outros, tudo junto, em uma mesma via, sem distinção ou separação, oferecendo constantes riscos de acidentes. A título de curiosidade, a frota de Veículos de Itaporã em 2010, segundo o IBGE é de 7.176 veículos. Também segundo o IBGE, observando à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443/92, foram divulgadas as estimativas do número habitacional em Itaporã em 2012, nosso município aparece com 21.442 habitantes, ocupando o 24º lugar no ranking dos 78 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

Todo este crescimento precisa ser planejado, criando meios alternativos de locomoção. Segundo o economista Carlos Alberto Vitorati, a proximidade entre Dourados e Itaporã (apenas 16 quilômetros) pode estar favorecendo a migração de douradenses para nosso município. Pesquisas revelam que enquanto Dourados teve um crescimento de 0,98%, Itaporã cresceu 7,49%, um dos melhores índices do Estado. Reafirmamos, Itaporã hoje esta mais valiosa que se imagina, estamos crescendo e precisamos crescer organizadamente, com planejamento.

 A construção de ciclovias e ciclo faixas precisa estar na pauta de nossos objetivos. De acordo com Carlos Vitorati, o que estaria atraindo esses moradores para Itaporã é uma lógica: “menor custo de vida, quando se fala principalmente em preços dos imóveis, bem como a segurança. Em Itaporã é menor o índice de violência e maior tranqüilidade para se morar.

Com trajeto que leva entre a 15 a 20 minutos entre as duas cidades, depois da duplicação da rodovia, muitos fixaram residência em Itaporã e continuam trabalhando em Dourados”. Com planejamento adequado atrairemos ainda mais pessoas para nossa cidade. Alguns gargalos necessitam de mais atenção, prioridades como a construção de ciclo faixa e ciclovia na Rua Paulo Yutaka Miyasaki é extremamente urgente. Expomos as autoridades que investimentos em mobilidade urbana, na região da grande COHAB fomentará o crescimento de nosso município, incentivando o uso da BIKE, preservando recursos naturais, criando uma cultura mais consciente e saudável.

Acreditamos que o transporte ciclo viário, deve ser pensado de forma sistêmica, “como um projeto integrado de mobilidade, que articule com qualidade os diferentes modais de transporte em suas interfaces”. Acreditamos senhores, que um estudo para implantação de ciclovia e ciclo faixas ao logo da Rua Paulo Yutaka Miyasaki ofertará mais seguranças para milhares de pessoas que utilizam da bicicleta para trabalhar, passear, enfim, utilizar do seu direito de ir e vir com segurança e tranqüilidade, criando uma prática prazerosa e segura. Também destacamos que ações desta magnitude mudarão a paisagem urbana na grande COHAB, onde a requalificação da Rua Paulo Yutaka Miyasaki e de seu entorno, que têm enorme potencial urbano-paisagístico, valorizará os imóveis da região, transformando o trajeto centro-bairro como um dos mais bonitos e bem organizados do município, diferente o que hoje se encontram subutilizados e degradados.