Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que autoriza o governo estadual a oferecer aulas de defesa pessoal e de artes marciais nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Entre as modalidades estão o modalidades jiu-jitsu, judô, tae-kendô, karatê e capoeira.
De acordo com o autor, o deputado Antônio Vaz (PRB), a intenção é reduzir a evasão escolar e a prática de doutrinas de autocontrole pelos alunos. Os alunos interessados em participar das aulas, serão examinados por profissional médico da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Segundo o projeto, as aulas serão ministradas por um profissional de educação fÃsica, monitorados por um chamado “atleta capacitado', que pratique a modalidade, sendo ofertada no “contraturno' escolar. Caberá ao governo estadual regularizar a situação no prazo de 180 dias, após a publicação.
“A educação plena e versátil, dinâmica e atrativa, trará conhecimento capaz de fomentar as potencialidades de superação da vida, é o maior legado que podemos deixar aos adolescentes de hoje e adultos', justifica o autor. O projeto ainda vai passar por uma segunda votação, antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).