Deputado pede que Hemocentro passe a também funcionar no perÃodo da tarde - Crédito: Luciana Nassar
Por causa dos grandes registros de dengue hemorrágica em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Marçal Filho pede ao Governo do Estado a ampliação do horário de atendimento do Hemocentro de Dourados, responsável pela coleta de doação de sangue para a região sul. 'Precisamos melhorar o atendimento, para isso é necessário o funcionamento no perÃodo da tarde', justifica o parlamentar.
Conforme último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, Mato Grosso do Sul confirmou, de janeiro até a semana passada, 7.916 casos de dengue. Pelo menos 10 pessoas morreram em decorrência de dengue grave, a hemorrágica.
O Hemocentro de Dourados, localizado à rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial, atende em horário das 7 às 12 horas. Muitas pessoas procuraram Marçal Filho para questionar sobre a dificuldade de realizar a doação neste horário, bem como sobre a demora em realizar o procedimento.
'Precisamos ampliar o horário com urgência, pois muitas cidades do Estado enfrentam surto de dengue e pacientes necessitam de sangue para tratamento', explicou o deputado ao utilizar a tribuna na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (09).
Na região sul do Estado apenas Dourados e Ponta Porã, na faixa de fronteira, possuem um núcleo para receber doação de sangue e realizar cadastro de doadores de medula óssea.
Como a região sul do Estado tem uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, é necessário, conforme Marçal Filho, que o atendimento seja ampliado para atender as inúmeras solicitações de bolsa de sangue neste perÃodo do ano.