Política

No Estado PSDB conquista 134 mil votos a mais e vai comandar 56% dos municípios

Reinaldo Azambuja diz que partido atingiu meta, que era comandar pelo menos metades de MS.
- Imagem Divulgação

O PSDB saiu mais forte das eleições 2024, superando as conquistas da eleição passada. O partido vai comandar 56% das cidades sul-mato-grossenses, já que fez 44 prefeitos – sete a mais que em 2020, quando vendeu em 37 dos 79 municípios.

Foram 134.628 votos a mais neste ano, ampliando o eleitorado em 34%. Foram 387.421 votos nos candidatos a prefeito e vereador pelo PSDB em 2020 e agora, 522.049.

Neste domingo (6), a sigla também elegeu 17 vice-prefeitos e 261 vereadoras – aumento de 11% em relação as eleições passadas, quando foram eleitos 234 parlamentares.

Para o presidente do Diretório Estadual do PSDB, ex-governador Reinaldo Azambuja, o resultado corresponde às expectativas do partido, que projetava eleger mais de 50% dos prefeitos. Ele analisa que a distribuição pulverizada de eleitos é resultado do sistema partidário, com várias legendas.

Para o ex-governador, os tucanos fizeram uma “campanha consistente, debatendo propostas relevantes no contexto das necessidades locais, sem promessas fora da realidade e com respeito ao eleitor”. Houve também, segundo o ex-governador, o “reconhecimento do trabalho que fizemos no governo e Eduardo Riedel segue conduzindo, que é uma gestão municipalista. O Estado nunca esteve tão próximo dos municípios”.

A partir de 2025, os tucanos vão administrar as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Brasilândia, Caracol, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas. Tacuru, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.

No quadro geral, ao vencer as eleições em 44 cidades, o PSDB elegeu o triplo do número de prefeitos eleitos pelo PP, a segunda legenda com maior número de candidatos aprovados nas urnas. O Progressistas elegeu 15 prefeitos, seguido pelo MDB, com 10; PL, cinco; PSD, três; e PSB, um.

- CGN