O Brasil está vivendo sua oitava onda de calor em 2024. O fenômeno começou neste domingo (29) e deve continuar até 8 de outubro, segundo o Climatempo. Durante esse período, o país pode registrar temperaturas acima de 40°C em várias regiões.
Essa realidade será observada em Mato Grosso do Sul, onde há previsão para máximas que podem chegar aos 42ºC em várias cidades do estado ao longo desta semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os termômetros podem ficar acima dos 40°C nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, regiões central, sul e leste de MS, respectivamente.
Já em outras cinco cidades, a previsão indica máximas de 42°C a partir de terça-feira, dia 1º de outubro, também segundo o Inmet.
Os municípios onde os termômetros podem chegar aos 42°C nesta semana são as cidades pantaneiras de Aquidauana e Corumbá, além de Água Clara, no leste de MS, assim como Sonora e Coxim, ao norte de Mato Grosso do Sul.
Regiões afetadas
Regiões como o Centro-Oeste, interior do Sudeste e Nordeste são as mais afetadas pela onda de calor. As temperaturas no Brasil estão de 3°C a 5°C acima da média para essa época do ano.
Os dias consecutivos com temperaturas acima de 40°C agrava problemas de saúde. Além disso, a qualidade do ar está pior que a média em várias regiões do país, como em Campo Grande.
A combinação de altas temperaturas e baixa umidade, que chega a 20% em alguns locais, aumenta o risco de queimadas. O céu mais esbranquiçado é sinal de fumaça e poluição, dificultando a visibilidade.
- MDX