O cenário de devastação no Pantanal, que parece saÃdo de um filme de distopia, está longe de ter um fim. Enquanto os incêndios florestais avançam rapidamente pela vegetação, o CBMMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul) usa diferentes recursos para tentar conter as chamas. Uma das apostas no momento são as aeronaves, incluindo helicópteros.
Duas dessas aeronaves estão sendo utilizadas no combate de um incêndio detectado em um ponto próximo à Estrada Parque Pantanal, na MS-228, às margens do Rio Areião, desde domingo (23). Uma guarnição também avança na região por via terrestre.
Outro trecho crÃtico que tem recebido combate aéreo é na área norte de Corumbá. Duas aeronaves estão trabalhando na região do linhão de energia junto ao PrevFogo para impedir que as chamas atinjam a rede de energia elétrica.
Ainda em Corumbá, desde sexta-feira (21) estão dispostos duas guarnições de combate a incêndios florestais que se somam à s equipes que já estavam no local. Estes militares saÃram de Campo Grande em um caminhão autotanque e em um autobomba tanque florestal, para ajudar nos combates.
Eles trabalham nos focos da rodovia BR-262, próximo à ponte sobre o Rio Paraguai.
Outras regiões do estado em chamas
Outras regiões também estão sob observação e monitoramento do Corpo de Bombeiros. Em Porto Murtinho, por exemplo, as guarnições atuam no combate de incêndio que já dura 4 dias. Este incêndio teria começado a partir da margem do Rio Paraguai.
Lá, com o auxÃlio de fazendeiros da região do Barranco Branco, foi construÃdo um aceiro de 10 km, com largura de 50 metros, e realizados ataque direto e indireto à s chamas, que seguem controladas.
Já a área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em NaviraÃ, permanece em observação. A atenção está voltada para uma ilha entre o Rio Paraná e o Rio Ivinhema.
Combate aos incêndios
Para combater os incêndios detectados em Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal, 6 aeronaves estão sendo utilizadas: 3 aeronaves Air Tractor e 3 helicópteros.
Além disso, as equipes também têm utilizado caminhões de combate a incêndio, dezenas de camionetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
- MDX
Â