O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul neste domingo (12). O primeiro alerta para a permanência da onda de calor, classificada como “grande perigo”, válido até às 23h59.
Alerta surge após cidades da região do Pantanal atingirem calor de 36°C, de acordo com Inmet. O segundo, classificado como “perigo”, avisa sobre declínio de temperatura previsto para esta semana em todo o estado.
Renovado pela terceira vez, o alerta da onda de calor para o Mato Grosso do Sul chama a atenção da população para temperaturas até 5°C acima da média, cenário que já dura 17 dias em MS e que não é comum no outono, estação que deveria registrar temperaturas mais amenas. A situação pode causar grande risco à saúde.
Chegada de frente fria
O quadro, no entanto, deve mudar essa semana. O segundo aviso meteorológico alerta para declínio de temperatura a partir deste domingo até às 9h de quarta-feira (15).
Segundo o Inmet, queda de temperatura maior que 5°C oferece risco à saúde. Além de MS, estão sob este alerta os estados do Rio Grande do Sul, que tem sido castigado por enchentes nas últimas semanas, e também Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Na região sul de MS, os termômetros podem registrar mínima de 12°C, como em Ponta Porã, segundo o ClimaTempo.
- MDX