Mato Grosso do Sul segue em alerta de forte calor e altas temperaturas para os próximos dias, que podem chegar aos 44°C em algumas cidades. Os avisos, que começaram na terça-feira (17), se estendem até o próximo sábado (21).
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), duas ondas de calor atingem todos os municípios de Mato Grosso do Sul. As temperaturas 5°C acima da média por um período de até três dias traz risco à saúde da população.
Em Corumbá, as máximas previstas são de 44°C e mínimas de 26°C, com umidade entre 15% e 80%, ao longo desta quinta-feira (19). No município, não existe previsão de chuva e o céu deve ficar limpo ao longo do dia.
Em Porto Murtinho, que registrou uma das temperaturas mais altas do país nos últimos dias, o calor deve ser de até 39°C ao decorrer do dia. A umidade ficará entre 30% e 90%.
Outubro terminará com chuva em MS
Chuva registrada em Campo Grande na tarde de quarta-feira (19) foi anúncio de tendência que deve predominar em Mato Grosso do Sul a partir da próxima semana.
Segundo avaliação meteorológica, os últimos dias de outubro e início do mês de novembro devem ser de temporais no Estado.
“O mês de outubro fechará com intensas chuvas e trovoadas isoladas e chances de ventos fortes e granizos”, afirmou o meteorologista Natálio Abrão.
De acordo com ele, a região sul, entre Dourados e Sete Quedas, deve ser a mais afetada pelos temporais.
Apesar da mudança repentina no cenário, as altas temperaturas e chuvas abaixo da média vão se manter na área Centro-Norte.
Porto Murtinho marca calor de 43°C
Calorão em Porto Murtinho nesta terça-feira (17) fez o município bater o próprio recorde de temperatura máxima registrada em Mato Grosso do Sul em 2023. A última marca atingida foi de 42,8°C no dia 25 de setembro.
Entretanto, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), Porto Murtinho bateu 43,4ºC nesta terça. Essa é a maior temperatura já registrada no Estado desde 1º de janeiro de 2023.
Além disso, Corumbá chegou a 42,5°C e Aral Moreira a 37,7°C, também nesta terça.
O recorde de mínima umidade relativa do ar permanece com Rio Brilhante com 9% no dia 25 de setembro.
-MDX