A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) será palco de debate das alternativas para alimentação saudável. Isso porque o assunto será tema de audiência pública na próxima segunda-feira (16).
Assim, a audiência "Caminhos para uma alimentação saudável e sustentável" começa às 13h. O evento deve acontecer no auditório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
O debate foi proposto pela deputada federal Gleice Jane (PT), que apresentou dados sobre agrotóxicos usados em MS. No último mês, ela demonstrou preocupação com o assunto após os resultados de uma pesquisa conduzida pela Embrapa Agropecuária Oeste.
Os estudos analisam os níveis de poluição no Rio Dourados, devido à presença de agrotóxicos. Conforme o relatório, a pesquisa considerou 46 agrotóxicos dos mais utilizados em MS, dos quais 33 foram encontrados nas águas do rio Dourados.
A audiência é a “oportunidade única para unir esforços, compartilhar conhecimento e estabelecer políticas públicas que direcionam Mato Grosso do Sul, e o Brasil, para um futuro onde a saúde e a sustentabilidade caminhem juntas”, enfatizou a deputada estadual.
Produção de alimentos
O Governo Federal lançou o Programa Quintais Produtivos em agosto, para garantir a segurança alimentar e autonomia das mulheres. A proposta apoia os quintais produtivos com fomento, assistência técnica, cisternas e comercialização da produção agrícola de mulheres.
Além disso, o objetivo do programa é gerar emprego e renda para esse grupo. Com 10 mil quintais já na etapa inicial da criação, a expectativa do Governo Federal é de que em 2026 tenham 90 mil quintais produtivos pelo país.
- MDX