A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o 5º lote da restituição do Imposto de Renda de 2023. Essa é a última liberação realizada pelo fisco com base na declaração realizada neste ano.
O pagamento da restituição será de forma direta para conta do contribuinte ou por indicação de chave PIX. Entretanto, se por algum motivo você não receber (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponÃveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, clicando aqui, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Porém, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponÃvel no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Como consultar o imposto de renda pela internet
Existem duas formas para consultar o recebimento do imposto de renda. S segunda é para consultas mais detalhadas. Confira o passo a passo para realizar a consulta:
- Acesse o site do governo federal, na aba ‘Consultar restituição de imposto de renda’
- Digite o número do seu CPF;
- Digite a data de nascimento;
- Selecione o ano em exercÃcio.
Por fim, para realizar uma consulta mais completa dos seus dados da Receita é necessário abrir o portal e-CAC.
Além das informações sobre o recebimento, o contribuinte também ficará ciente sobre:
- Eventuais pendências;
- Natureza das pendências;
- Dados incorretos que podem necessitar de correção.
-MDX