Geral

Porto Murtinho marcou 39ºC e está entre as cidades mais quentes do Brasil

Cidade só perde posição para o nordeste e norte do país nas últimas 24h
- Foto Divulgação

Porto Murtinho está entre as cidades mais quentes do Brasil das últimas 24h, segundo o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A região marcou temperatura de 38,9°C na segunda-feira (18).

Entre cidades do nordeste e norte do país, Porto Murtinho ocupa a 12° posição no ranking nacional. Os municípios de Balsa e Carolina, no Maranhão, lideram a lista com valores de 40°C.

O alerda de risco da onda intensa de calor, que eleva temperaturas a 5°C acima do normal pela média histórica, continua válido em todo Mato Grosso do Sul.

 
 

Segundo o Inmet, o panorama previsto pelos meteorologistas do instituto aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22), ultrapassando os 40°C no Centro-Oeste.

O que causa essa onda de calor?

A análise do instituto indica que a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.

"A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor", explica.

 
 

Em uma das figuras de referência, é possível ver a intensificação do bloqueio atmosférico que ocorre entre quinta-feira (21) e o fim de semana, "com o amplo domínio de um centro de alta pressão atmosférica, que impedirá o avanço das frentes frias, além de promover o aquecimento e a diminuição da umidade do ar".

Chuvas a qualquer momento

Apesar da prevalência de tempo seco em algumas áreas, dentro da onda de calor, podem ocorrer chuvas intensas localizadas. Vale ressaltar que os índices de calor se tornam mais críticos sob condições de umidade elevada, pois o organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) pontua a previsão de tempo firme durante a semana, mas sem descartar chances de pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao aquecimento diurno.

- MDX