Entretenimento

Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 16ª vez

Cidade é reconhecida nacionalmente e mundialmente pelo ecoturismo e turismo de aventura: belíssimas águas cristalinas, grutas, cavernas, trilhas e observatórios.
- Imagem Divulgação

Bonito, cidade localizada a 297 quilômetros de Campo Grande, foi eleita 16 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, pela revista Viagem e Turismo Editoria Abril. O município é conhecido, a nível nacional, como a Capital do Ecoturismo.

Ecoturismo é o turismo que respeita e preserva o meio ambiente, promovendo a conservação, educação ambiental e turismo ecológico.

Está fundamentado nos conceitos de preservação, edução, proteção, conservação e sustentabilidade.

O objetivo é proteger e conservar a fauna e flora local. É caracterizado por promover o contato do ser humano com a natureza durante uma atividade turística.

"A região de Bonito Serra da Bodoquena é um dos melhores destinos de ecoturismo do país pelas boas práticas adotadas pelo destino e pela capacidade que ele tem de manter a conservação dos seus atrativos naturais, com controle de capacidade de carga e o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), por exemplo", destacou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.

Outros destinos de ecoturismo prestigiados no Brasil são Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE) e Jalapão (TO).

Bonito também é um destino forte no ramo de turismo de aventura. O ecoturismo se diferencia do turismo de aventura pelo seu foco na consciência ambiental, ecológica e sustentável.

Porém, o turismo de aventura pode se conectar ao ecoturismo, pois as atividades podem ser desenvolvidas com uma postura voltada à preservação ambiental.

Combinar ecoturismo e turismo de aventura, de forma consciente, alia as boas práticas sustentáveis ao turismo de aventura, oferecendo esportes variados com respeito ao meio ambiente.

PRÊMIOS INTERNACIONAIS

Além se ser prestigiada nacionalmente, Bonito (MS) também foi reconhecida, a nível mundial, como um dos melhores destinos de ecoturismo/turismo sustentável do mundo.

Em 2013, recebeu o prêmio Responsible Tourism Awards (Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo, em português) durante o World Travel Market (WTM), sediado em Londres, um dos mais expressivos eventos de turismo mundial.

Nesta semana, representou o Brasil no Adventure Travel World Summit (Cúpula Mundial de Viagens de Aventura, em português), de 11 a 14 de setembro de 2023, no Sapporo Convention Center, em Hokkaido, Japão.

O evento abrange os temas de ecoturismo e turismo de aventura e é um dos mais importantes e reconhecidos a nível mundial. É a segunda vez consecutiva que o Estado participa deste evento.

Bonito também recebeu certificado internacional de 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do mundo, emitido pela Organização Internacional Green Initiative, do PAÍS XXXX.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, apresentar Mato Grosso do Sul para o mundo é uma maneira de atrair turistas estrangeiros para o Estado.