Cidades de Mato Grosso do Sul quebraram o longo período de estiagem com chuva amena nas últimas 24h, principalmente na região sul do Estado. A previsão indica continuidade em volume devido ao avanço de uma frente fria.
Apesar de refrestar, o volume de chuva atingiu milímetros "tímidos", como em Sete Quedas (18,4 mm), Iguatemi (16,4 mm), Itaquiraí (7,4 mm), Maracaju (5,8 mm), Amambai (2,4 mm) e Ponta Porã (2,4 mm).
O calor e tempo quente predomina na maior parte do Estado. Na segunda-feira (7), a temperatura alcançou máxima de 37,7°C em Água Clara e umidade relativa do ar em situação crítica de 20%.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), houve acentuada amplitude térmica - diferença entre máxima e mínima -, com variação de 12,8° pela manhã e rápida elevação para 34,7°C em Amambai.
Enquanto a chuva refresca as regiões do sul, as demais marcam variação de calor de 31,8°C, em Iguatemi, e 37,7°C em Água Clara. Entre as cidades mais quentes está Coxim (37°C), Nhumirim (37°C), Ribas do Rio Pardo (37°C), Fátima do Sul (36,6°C), Santa Rita do Pardo (36°C) e Rio Brilhante (36°C).
Chuva e baixa umidade
Imagens de satélite mostram tempo estável, com céu limpo e sem nuvens nesta terça-feira (8). Exceto na região sul do Estado, onde o aumento de nebulosidade pode causar mais chuvas.
Entretato, a atuação de alta pressão impede a formação de nuvens nas demais regiões, deixando o clima seco e quente. Os níveis de umidade relativa do ar variam de 10 a 30%.
- MDX