Mato Grosso do Sul enfrenta mais um dia de calor intenso. Nesta sexta-feira (10), a máxima pode chegar a 40°C, acompanhada de baixa umidade relativa do ar. Contudo, chuvas isoladas não estão descartadas.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há contrastes no Estado, pois as regiões centro-norte, noroeste e nordeste apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes.
Com a previsão de nuvens e chuvas, essas regiões tendem a ter temperaturas mais amenas. Essa situação atmosférica é decorrente da maior disponibilidade de umidade e atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Essas regiões tendem a registrar os maiores acumulados de chuva e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.
Por outro lado, principalmente as regiões centro-sul e sudoeste, seguem com tendência de tempo mais firme e seco e com temperaturas acima da média para o mês de janeiro, além da baixa umidade relativa do ar. A atuação dos ventos associados a um sistema de alta pressão atmosférica favorece o tempo quente e seco nessas regiões.
Campo Grande começa o dia com mÃnima de 23°C e máxima de 36°C, com sol entre nuvens. Dourados e Anaurilândia, a mÃnima varia de 21 a 22°C e máxima de 38 a 34eC, respectivamente. Ao sul, Ponta Porã e Iguatemi, a mÃnima é de 23°C e máxima de 35°C.
Na região sudoeste e pantaneira, Porto Murtinho e Corumbá, os termômetros marcam mÃnima de 24 a 28°C e máxima de 40 a 36°C, respectivamente. Ao norte e Bolsão, Coxim e ParanaÃba, a mÃnima varia de 24 a 22°C e máxima de 34 a 33°C, respectivamente.
- MDX